quarta-feira, 2 de outubro de 2013

7 SINAIS DE QUE SOGRA É UM PROBLEMA


 

Sogra não se escolhe, mas dá para tentar prever se a relação vai ser difícil e evitar conflitos. Veja as dicas de especialistas


Você achou o amor da sua vida. Ou pelo menos, começou um romance promissor. Mas o pacote vem completo, incluindo família, cachorro... e sogra. A relação pode variar de ótima a conflituosa. A boa notícia é que dá para tentar prever a roubada e evitar conflitos. “Dá para prever se o relacionamento com a futura sogra será problemático. Como diz o dito popular, ninguém causa uma segunda primeira boa impressão”, diz Silvia Malamud, psicoterapeuta.
Existem pequenas implicâncias que vale a pena relevar. “Tem coisas que a gente pode abrir mão, mas o limite tem que ser conversado com o parceiro”, afirma Marina. Até porque com o tempo, o “elemento novo” na relação entre mãe e filho (ou filha) tende a ser assimilado.

O problema é quando se trata de atitudes invasivas e constantes que podem tornar a vida do casa – e da nora – um inferno. “Se os comentários negativos são contundentes e repetidos, será que a relação sobrevive a esse padrão de interferências? Vale a pena prosseguir”, questiona Silvia. O começo do relacionamento é um bom momento para avaliar o peso desse tipo de interferência na relação e como os parceiros vão administrá-la. “O namoro é um divisor de águas entre a vida madura e a de filho. É um teste de como ele vai conseguir se relacionar com outra mulher”, afirma Antonia dos Santos Ambrosio, coach especialista em relacionamentos.
Veja alguns sinais de que a relação com a sogra pode ser tensa:
1 – Ele é dependente da mãe
Para muitas mães, é difícil cortar o cordão umbilical. “Elas esquecem que os filhos já têm identidade própria independente da deles e que podem e devem fazer escolhas”, afirma Silvia Malamud. Ver os filhos crescidos, em um relacionamento, evoca à síndrome do ninho vazio para quem se prendeu com muita força aos papéis de pai e mãe, acredita a coach.
Antônia lembra que há mães que fazem questão de manter o filho uma relação infantilizada. “Ela o critica na frente dos outros, por exemplo. Inclusive na frente da namorada”. Nessas circunstâncias, alguns ataques à futura nora podem ser dirigidos na verdade ao filho, quando a sogra se sente preterida pela nora. “Se a mãe receber um reconhecimento da parte do filho de coisas boas e até de limitações na relação, pode superar.”
2- Ela não respeita o espaço dele
Ser grudenta é mau sinal. “A vida manda sinais. Se ela quer fazer tudo junto com o casal, viagens, programas em família e não admite que o filho faça coisas sozinho com a namorada, pode ser um problema. Se for ciúme patológico, é difícil remediar só com conversa” alerta Marina Vasconcellos. Portanto, fique ligada se ela não respeita a privacidade dele.
Em casos mais graves, sogras e sogros podem ter até crises emocionais. “Alguns sintomas são rejeição, depressão e agressividade”, exemplifica Silvia.
3 – Ela não respeita seu espaço
Se logo de cara a mãe do seu amor já comenta de forma nada agradável sua roupa, seu cabelo ou seu jeito de se expressar, sinal amarelo. “Se a relação prosseguir, as duas precisam aprender a relevar”, afirma Silvia. O risco é virar um círculo vicioso de pequenas agressões.
4 – Ela faz drama
Parece inofesiva, mas a sogra dramática pode acabar manipulando o casal. “Sogra que se faz de vítima, de doente, que pede atenção demais, acaba sobrecarregando a nora ou o filho. Ela tende a ser manipuladora, chata”, alerta Marina
5 – Ela tem ciúme do filho
Mãe e filho e marido e mulher são relações totalmente diferentes, mas nada impede uma competição por atenção ou por afeto. “Quando a mãe mães desenvolve cuidados excessivos com seus filhos de forma narcísica, dói demais a possibilidade da ‘entrega’ de suas crias a um outro estranho - e pior, mais jovem!”, lembra Silvia.
6 – Ele não se posiciona
Não é um problema diretamente da sogra, mas é determinante na relação. Quem tem que colocar limites e administrar conflitos é o filho. “Filho que não consegue resolver conflitos entre a namorada e a mãe no início da relação dá um forte sinal de que vai ser ainda mais difícil no futuro. Tende a não mudar se o relacionamento fica mais sério”, avisa Marina.
Ele tem que tomar a dianteira, mas, em hipótese nenhuma, a nora deve usá-lo de intermediários. “Não se manda recados pelo filho. Não é joguete e a informação que fica é que a pessoa do recado ou é especial demais ou fraca demais”, acredita Silvia.
7 – Ela idealiza o filho
Toda mãe acha que seu filho é especial. “Mas quando existe a percepção equivocada de que o filho é o melhor de todos, achar um parceiro ‘a altura’ fica praticamente impossível”, afirma Silvia. Se o filho é o heroi, a nora é uma ameaça, vem o medo de perdê-lo. E isso engata culpa e jogos de culpa no relacionamento. Aí nenhuma nora serve”, diz Marina.
Outra desvantagem dos mancebos criados a pão-de-ló é que pode sobrar para a parceira também. “É o namorado que casa e continua querendo ser mimado pela mulher. A sogra não é um problema, fez um problema”,

Leiam e me digam qual é o tipo de sogra de vocês rs...

Sogra tranquila - Nome Cientifico: sogronis nadelas. Uma espécie bem resolvida. Deixa o filhote livre para namorar sem fazer perguntas. E ainda serve chá com biscoitos quando a(o) conhece. Migra varias vezes por ano, deixando a casa liberada.

Sogra jararaca - Nome Cientifico: sogronis peçonhentus. Essa é um perigo. Sua língua venenosa acaba com as tentativas de namoro do filhote; o tipo mais comum.

Sogra querida - Nome Cientifico: sogronis simpaticcus. Espécie amorosa, que adota as namoradas(os), escuta seus problemas e torce pelo namoro. Rara e em extinçao, quem captura não solta.

Sogra cafézinho - que sempre interrompe você com um cafezinho nas melhore horas.

Sogra bailarina - que sempre anda na ponta dos pés para pegá-los em flagrante do sofá.

Sogra prevenida - que sempre avisa que esta chegando para dar-lhe tempo de ficarem com cara de inocente.

Sogra rodízio- que sempre que o recebe que encher-lhe de doces e salga

Sogra enxuta - aquela que lhe deixa louco para trocar a filha pela mãe.

Sogra punhal - que lhe agrada e lhe beija, mas esta louca para esfaquear-lhe pelas costas

Sogra casamenteira - que esta louca pra desencalhar a(o) filha(o) com o(a) primeiro(a) que aparece.

Sogra A máscara- que lhe adora, mas que fala os mais terríveis absurdos na sua ausência.

Sogra manipuladora - que manipula a situação para ficar sempre a favor dela

Sogra A cega - que finge que não viu nada ao pegar-lhes num amasso mais quente.

Sogra ingênua - que acredita que a filha ainda é virgem.

Sogra invejosa - que sempre arranja uma encrenquinha para acabar com a noite de vocês

Sogra curiosa- que sempre pergunta aonde vocês foram, sempre que chegam em casa.

Sogra topeira - fica puxando assuntos de ex-namoradas para enciumar e fazer vocês brigarem.

Sogra windows - sempre travando um programa a dois. Inventa mil desculpas para a filha ficar em casa.

Sogra bunda seca- senta-se bem próximo de vocês e fica fingindo que dorme enquanto vocês conversam ou assistem TV e nem oferece algo para comer.

Sogra dupla face - Nome Cientifico: sogronis falsidis. Faz a linha fina, mas na real quer puxar seu tapete. Nunca faz nada contra você perto do filhoto(ona) para que ele(a) nao acredite nas suas reclamaçoes. Dá presentes ou arruma um macho para ela voltar a reproduzir.

Sogra fashion - Nome Cientifico: sogronis modernetes. Ela não quer saber quem é você, mas o que você veste. Se você for básica(o), já era. Para ela, nora ideal usa scarpin com meia, customiza o uniforme e faz artesanato com o copo de requeijão.

Sogra Trabalhadora - Nome Cientifico: sogronis workaholic. Ela tem tres empregos, faz hidroginastica, adora levar trabalho pra casa e quando você aparece te põe para trabalhar. Para ela, nora ideal tem que fazer tudo o que ela faz e ainda estar sempre sexy e bem-humorada. Para o filhote dela isso é o mínimo.

Sogra Ideal - Nome Cientifico: sogronis defuntus. Está enterrada a pelo menos 7 palmos do chão . 

Qual o seu tipo de sogra?

3 comentários:

  1. Anônimo10/02/2013

    a minha sogra graças a Deus é sogronis simpaticcus.
    amoo ela!! Me adotou!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10/02/2013

    A minha é querida.
    Teddy - Rio de Janeiro (RJ)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10/28/2016

    A minha é a Sogra Bunda Seca..
    Meeeu Deeeeus ! Não tenho privacidade !

    ResponderExcluir