terça-feira, 20 de agosto de 2013

COISAS QUE ACABAM COM O CASAMENTO OU NAMORO




Como se não passar pelos estágios iniciais de um relacionamento já não fosse difícil, nem sempre as coisas ficam mais fáceis quando esses estágios são superados. Há um milhão de outras coisas que podem abalar um relacionamento sólido.
É claro que a maioria desses problemas pode ser resolvida, mas decidir encarar quaisquer problemas de relacionamentos requer pensar bem a respeito do assunto, avaliar, inclusive, se o relacionamento vale todo esforço que isso requer. Às vezes, é melhor cada um seguir o seu caminho.
Ninguém pode nomear todas as coisas que podem arruinar um relacionamento, mas preparamos uma breve lista de algumas coisas que são terríveis.

1. Traição
A traição é uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas terminam seus relacionamentos. Tanto que fizemos uma seção especial aqui no site só sobre esse assunto, onde você pode encontrar artigos sobre as razões que motivam uma traição, os sinais de uma traição e até como não cair nessa tentação. Confira.

2. Amigos e família
Uma parte gigantesca de nossas vidas é feita de amigos e família e, goste ou não, isso funciona para os dois. Logo, não se dar bem com essas pessoas que são parte da vida do outro pode levar a relação para um caminho sem volta. É impossível amar todo mundo que o outro conhece, mas manter uma relação amigável com os mais próximos (como irmãos e melhores amigos) é muito importante.
3. Stress

Freqüentemente, ser um casal cria em torno dos dois uma bolha que faz com que eles se isolem do mundo, criando uma barreira “nós contra vocês”. Quando o mundo vem bater à sua bolha, as coisas podem ficar bem feias. Problemas com dinheiro, crianças de outros relacionamentos, problemas com ex-namorados(as) são assassinos de relacionamentos em potencial. Cuidado para não deixar que coisas pequenas do dia-a-dia (como quebrar um copo) se transformem em um monstro gigantesco.
4. Intrusos insistentes

Um casal é, por definição, formado por duas pessoas. A partir do momento em que há um terceiro elemento sempre presente, a relação começa a dar errado. Se há alguém que dá em cima de você ou de seu(sua) parceiro(a), afaste-se rapidamente (especialmente se esse terceiro elemento for um(a) ex). Deixe claro que você não está interessado e faça-o de forma que seu(sua) parceiro(a) também perceba isso.
5. Hábitos irritantes

Todos sabemos que é impossível apreciar 100% das ações dos outros. Algumas vezes, isso se aplica entre casais também. Hábitos pequenos como deixar a toalha molhada em cima da cama, deixar a pasta de dentes aberta ou sempre se esquecer de apagar as luzes podem se tornar atitudes abomináveis quando se está com raiva. Fale para seu(sua) parceiro(a) quais hábitos você desaprova e procure também mudar aqueles que não agradam a ele(a). É melhor mudar pequenas coisas do que remediar problemas enormes.
6. Rotina

Após algum tempo de relacionamento, os casais ficam mais confortáveis entre si. O problema é quando esse conforto extrapola alguns limites. Quando vocês se tornam mais amigos do que amantes e a mesmice tomam conta de suas vidas, o relacionamento certamente vai por água abaixo. Não deixe a rotina se apossar do relacionamento de vocês (veja algumas sugestões aqui).

7. Objetivos diferentes
Quando há falta de comunicação e outras coisas (tais como a carreira) passam a ser muito mais importantes do que a relação, algo está errado. Se o casal está em busca de objetivos diferentes (como um querer se estabilizar no emprego e construir uma família enquanto o outro pensa em participar do programa de intercâmbio da empresa) é hora de sentar e conversar. Em um relacionamento, o que vale não são olhares que se cruzam, mas olhares que olham na mesma direção.

8. Passado
Pessoas que se alimentam do passado não conseguem seguir adiante. Se um de vocês insiste em relembrar coisas passadas ou comparar algumas coisas com outras antigas, o futuro não é nada promissor. Se o que você tem hoje é diferente do que o que você tinha ontem, tente tirar o melhor proveito disso e aproveite para não cometer os mesmos erros que cometeu uma vez. O passado deve servir de ensinamento, não de alimento para a alma.
9. Acelerar demais as coisas

Relações saudáveis progridem naturalmente. Qualquer ferramenta ou atitude que faça com que ela seja acelerada não fará bem a ninguém. Um dos dois pode se sentir pressionado demais e aí as coisas só tendem a complicar. Tudo tem seu tempo e vai acontecer da maneira que deve acontecer. Respeite isso.

10. Excesso de dependência ou independência
Manter a proporção certa dessas duas coisas é difícil, mas extremamente necessário para que uma relação tenha sucesso. Depender demais de alguém pode sufocar essa pessoa e fazê-la se afastar. Você não pode pôr nos ombros de alguém a responsabilidade por toda a sua felicidade. Além disso, é importante que cada um tenha seu tempo e seu espaço só para si. Por outro lado, independência demais pode fazer com que o outro pense não ser necessário em sua vida, indo buscar alguém que precise dele e aprecie sua presença e seu esforço. Além disso, você pode fazê-lo crer que você não gosta dele, criando um sentimento de solidão muito grande. Buscar o equilíbrio é sempre a coisa certa a se fazer.

fonte:Adaptado por Jason Garcia do artigo de Gary Jackson

Nenhum comentário:

Postar um comentário