sexta-feira, 17 de maio de 2013

VEJA SE VOCÊ TEM "COMPLEXO DE CINDERELA"


Se você acha que as mulheres que esperam o príncipe encantado ou o homem perfeito são coisas do passado, você está muito enganada! Apesar de toda a emancipação feminina, algumas mulheres ainda têm este comportamento.

"Este sonho impossível ainda está presente em mulheres e homens contemporâneos", diz a psicóloga Sueli Castillo.

O chamado "complexo de Cinderela" é um termo criado pela psicóloga norte-americana Colette Dowling para o comportamento de mulheres que têm como grande sonho encontrar o homem "ideal", se casar e assim finalmente serem felizes - como no conto de fadas. "O homem com o qual ela nunca terá que enfrentar ou resolver nada em sua vida. Um grande protetor maravilhoso, idealizado em todos os sentidos", explica a psicóloga.

Hoje, este comportamento sofreu algumas alterações: não é mais o casamento a forma de ser feliz, mas a idéia do homem perfeito e poderoso ainda permanece, principalmente com as dificuldades na profissão e do cotidiano. Então, se pode ativar esta válvula de escape: "o príncipe" que aparece e resolve tudo.

"Mesmo que essa mulher seja inteligente, instruída e independente financeiramente, ela não se sente realizada se não encontrar o seu príncipe encantado", diz a psicóloga Mary Georgina Boeira da Silva, presidente da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul.

"Crescer e enfrentar as dificuldades e as responsabilidades nem sempre é uma tarefa fácil. Não permanecer na infância é entender que 'quem sabe o príncipe virou um sapo' e perceber que é possível e agradável conviver com esse homem sapo, com características positivas e negativas, partilhando as felicidades e as dificuldades presentes na relação a dois", diz Sueli.
Conto de Fadas
Sem contar a interpretação da história por Colette Dawing, Mary Georgina acredita que o conto de fadas está a serviço da construção da sexualidade feminina. "É uma história que fala da sedução, da astúcia e da busca de um amor. E não se trata só do casamento e sim do amor."

O conto de fadas Cinderela é um dos mais populares do mundo. Há registro desse conto no século IX, na China, e a versão mais difundida data de 1697. "A estória representa a construção da sexualidade feminina. Cinderela é uma personagem que tem de crescer e que para ser mulher é importante o encontro amoroso e o descobrimento da sexualidade masculina."

fonte: http://mulher.terra.com.br/noticias/0,,OI1351619-EI1377,00-Veja+se+voce+tem+complexo+de+Cinderela.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARQUIVO DO BLOG