quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O FÁCIL E O DIFÍCIL DE AMAR



 É  fácil AMAR quando o papo é leve, o riso é farto, e o chope é gelado.

É fácil amar o outro de vez em quando.

Difícil é amar quando o outro desaba. Quando não acredita em mais nada. E entende tudo errado. E paralisa. E se vitimiza. E perde o charme. O prazo. A identidade. A coerência. O re...bolado.

Difícil amar quando o outro fica cada vez mais diferente do que habitualmente,  se mostra ou mais parecido com alguém que não aceitamos que seja.

Difícil é permanecer ao seu lado quando parece que todos já foram embora. Quando as cortinas se abrem e não vê mais ninguém na plateia. Quando o seu pedido de ajuda, verbalizado ou não, exige que a gente saia do nosso egoísmo, do nosso sossego, da nossa rigidez, do nosso faz-de-conta, para caminhar humanamente ao seu encontro.

Aceitar as qualidades é tão fácil. 
“A gente ama quando aceita o lado ruim do outro. Aceitar as qualidades é tão fácil. Na hora de conviver com cada defeito o bicho pega. E pega de jeito.” Clarissa Corrêa.

Mas esse seja, sim, o tempo em que o outro mais precisa se sentir amado. Eu não acredito na existência de botões, alavancas, recursos afins, que façam as dores mais abissais desaparecerem, nos tempos mais devastadores, por pura mágica. Mas eu acredito na fé, na vontade essencial de transformação, no gesto aliado à vontade, e, especialmente, no amor que recebemos, nas temporadas difíceis, de quem não desiste da gente.
É facil amar, o difícil é entender as coisas.

Mostre só o quer. Não por maldade, mas para sua própria proteção. 
A gente tem que aprender a se proteger. Das escolhas dos outros. E até mesmo das nossas próprias escolhas.
Precisamos começar a colocar em prática os nossos próprios conselhos.
  
Os defeitos são mais fortes, dificil de entender quando o amor é fraco.

 Amar as qualidades é facil,
Amar os defeitos é amor!

Um comentário:

  1. Anônimo12/02/2012

    Um brinde aos nossos defeitos, porque com as qualidades ninguém se importa.
    Vivian
    ACRE

    ResponderExcluir

ARQUIVO DO BLOG